Resenha: Lip Smoke

Olá, devoradores ou curiosos! Mais uma quarta e mais uma leitura que vou mostrar para vocês. A leitura de hoje envolvem vários tabus. E aí, ta pronto?

[• • •]

Informações

Título: リップ スモーク
Tipo:  Mangá
Gêneros: Drama, romance, josei, slice of life
Volumes: 1
Status: Completo
Roteiro: Nishikata Mai
Arte: Nishikata Mai
Ano: 2013
Editora: Hakusensha
Publicado em: The Hana to Yume

Sinopse

A estudante Setsuna Iwato tem um trabalho de meio período como assistente de uma editora e em uma de suas entregas ela precisa visitar o escritor de novels eróticas que precisa de um tipo de ajuda totalmente suspeita.

[• • •]

O enredo e seus tabus

Lip Smoke é uma leitura rápida, ligeira e rasteira, como se diz por aí. Ela nos oferece um setting mais complicado do que parece contato de um modo rápido, mesmo que sejam dois volumes.

A nossa protagonista é do tipo bom: ela tem atitude, sabe o que quer da vida e está nem aí pra tudo que deveria. Apesar de sua idade, ela é madura e deveras confiante, o que é ótimo para uma trama envolvendo apenas adultos.

Ao ter que avisar o escritor Kazuki Seta sobre o prazo de seu mais recente trabalho, nossa bela protagonista dá de cara com um exemplo de autor: totalmente desgrenhado só de cueca e ainda por cima pagando uma acompanhante após um belo serviço. Antes de chamar a polícia, Seta, um homem de trinta e poucos anos, explica que a novel que está com o prazo atrasado é o que está fazendo ele ter que recorrer a todo tipo de método estranho, pois ele precisa escrever sobre um beijo puro e essa sensação é algo que ele não se lembra mais, sendo assim, por um motivo ou outro, Setsuna decide que vai trabalhar para ele auxiliando-o com seus futuros trabalhos, que envolvem sempre uma relação do tipo proibida, como a óbvia homem mais velho e mulher mais jovem, assim como outras (vou deixar vocês descobrirem), para no fim, seu coração mesmo ser capturado por esse escritor!

A diferença de idade é o que mais causa polêmica nesse mangá. Lembrando sempre que a maioridade para relacionamentos é diferente pelo mundo! Mesmo com isso, ainda é muito mal visto no Japão qualquer pessoa adulta ter um relacionamento com um estudante, entao é algo sempre tratado como um daqueles amores proibidos, um assunto excitante para muitos por ser mal visto e mal falado e ainda assim acontecer, ou seja, um tabu.

Esse é um tema que fora dos quadrinhos também causa sempre um debate acalorado entre as partes. Acredito que a autora colocou o assunto muito bem na sua história, pois, a protagonista não é uma pata (não tem palavra melhor) e a história não é um shoujo, ou seja, não existem idealizações de um amor ou algum romantismo falso e fantasioso e sim apenas o que é e graças a mentalidade da protagonista, a história não tem um ar criminoso ou realmente proibido, mesmo assim, você que irá talvez ler esta obra pode esperar momentos quentes, engraçados e interessantes enquanto Setsuna auxilia o escritor.

Por fim, não se deixe levar pelo ritmo do quadrinho! Ainda podemos conhecer bem os personagens e tirar várias outras conclusões!

Espero que confiram e se divirtam com essa leitura!

Tecnicalidades

Como eu li online, não teremos vídeo essa semana também, mas falando dos aspectos que nos resta ainda temos coisas importantes a dizer!

Os personagens são apenas dois em destaque mesmo e são bem construídos e cativantes a seu modo. Enquanto a história trata só de coisas mais proibidas, não vá pensando que o escritor vai tirar vantagem da estudante ou vice-versa! Mas para saber mais sobre isso você terá que ler na íntegra! Pessoalmente, adorei a protagonista!

O traço é bom, detalhado e bem trabalho nas horas e locais certos, sem exageros e limpo.

[• • •]

Por fim, deixo abaixo os links para leitura! Infelizmente não encontrei o mangá em nenhum leitor ou scanlator Brasileiro ou espanhol, mas se você aí souber de algum, por favor comente!

Leia aqui em Inglês

Esta entrada foi publicada em Mangá, Resenha e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.