Clube do Terror: Deep

Olá, pessoal! Enquanto aproveito ao máximo o feriado, não ia esquecer de ler algo mais longo para o blog, então hoje temos um webtoon que foi concluído já e todo lido! Não se preocupe, ninguém irá sofrer com spoilers!

Espero que curtam a minha experiência com Deep!

Informações

Título original: 딥(DEEP)
Tipo: Manhwa webtoon
Volumes e capítulos: 44 capítulos + prólogo
Status: Completo
Gêneros: Ação, drama, horror, mistério, sobrenatural
Mangaká: Towoo
Ilustração: Kim Taeheon
Ano: 2014
Editora: Naver
Serializado em: LINE Webtoon e Naver Webtoon
Link do mahwa no Anime-Planet

Sinopse

Durante mais um dia comum de verão em Busan, corpos começam a aparecer na beira da praia e enquanto a polícia tenta controlar a multidão, estes corpos retornam a vida. Queridos familiares que estavam dados como desaparecidos retornam para suas famílias depois de muitos anos sem sinais de envelhecimento.

Minha experiência com Deep

O roteiro de Deep é intrigante e se desenvolve com muita calma, tendo mais diálogos do que ação, mas contando com uma excelente atmosfera creepy que dá ao leitor a certeza de que algo está errado. Os pontos vão sendo ligados aos poucos, sem a mínima pressa, levando seu público a passar por diversas emoções enquanto entende a verdade por trás do reaparecimento dos entes queridos de nossos personagens. A falta de ação e o desenrolar calmo da história não foram de modo algum prejudiciais a leitura, tornando tudo uma experiência excitante e envolvente.

O manhwa trabalha muito bem com os sentimentos de saudade e arrependimento para com aqueles que já partiram de uma forma ou de outra, mas ele também ressalta outros fatores, como o número estupidamente alto de pessoas que desaparecem em Seoul e como muitas vezes eles voltam para casa, mas nem sempre se obtém sequer um corpo para oferecer conclusão a família. O horror dessa trama está no quanto pode uma pessoa se deixar levar por estes sentimentos, envolto no elemento sobrenatural, claro.

Enquanto muitos leitores reclamaram do final da obra, durante a minha experiência, não poderia imaginar um final diferente. A história é bem carregada de emoção o tempo todo, os personagens estão vivendo super alertas passando por diferentes problemas, acumulando muito stress e também medo, enquanto aprendem a verdade sobre os corpos aparecendo na praia e também sobre sua família e seus reais sentimentos para com aqueles que morreram e até ressentimentos entre os vivos. O drama é mais intenso, mas o final da obra cumpre seu objetivo sem desviar do foco sim, dando aos leitores uma conclusão relaxante, mas ao mesmo tempo fazendo-os entender que isso nunca vai acabar, afinal, não é algo que a humanidade pode controlar.

A história se passa em um curto período de tempo para quem lê, então não vemos muita evolução nos personagens, nem é sentida tanta necessidade de se apegar a eles. O leitor vai expectar suas vidas enquanto tenta entender o grande mistério da trama, mas todos são cativantes conforme necessidade, até um pouco frustrantes e cumprem bem seus papéis dependendo de que lado estão e o traço do manhwa ajuda nisso também. Apesar dele ser todo colorido, existem momentos que são notados de certo destaque onde não tem coloração, além do clima das cenas ser bem colocado com as cores utilizadas (escuro demais, apenas reflexos, ambiente iluminado normalmente e até cores claras) e seus simbolismos são tão claros quanto a trama. Para os que não tem costume de ler webcomics, o traço pode ser chocante por ser um pouco mais realista (distante do traço de mangá), mas nem por isso ele deixa de transmitir bem a história e as emoções dos envolvidos.

Por fim, se vocês querem ler algo com um ritmo tranquilo, porém que lhe deixe com um desconforto e curiosidade, confiram Deep no LINE Webtoon, a plataforma oficial para a publicação deste manhwa. É possível também conferir o manhwa em PTBR seguindo este link, mas fiquem sabendo que está apenas 28% traduzido!

Espero que tenham curtido o papo sobre Deep, um manhwa sem grandiosidades, mas que gerou uma ótima manhã e tarde de sábado chuvoso aqui!

Já tenho a leitura da próxima quinta em andamento, mas já deixo avisado que não teremos Clube do Terror no próximo sábado por ser a data das provas na faculdade!

Vejo vocês na próxima postagem!

Esta entrada foi publicada em Clube do Terror, Manhwa, Resenha e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.