Clube do Terror: Kasouba no nai machi ni kane ga naru toki

Olá, gente de bem que está curtindo o domingão! Depois de me afundar em artigos para o projeto do meu TCC, me afundei em um mangá de terror bem interessante! Mais uma vez, uma lenda urbana vira realidade e eu vou contar o que achei de tudo isso.

Informações

Título original: 火葬場のない町に鐘が鳴る時
Tipo: Mangá
Volumes e capítulos: 12 volumes PdO, 3 volumes e 33 capítulos online
Status: Andamento
Demografia: Seinen
Gêneros: Drama, horror, mistério, sobrenatural
Mangaká: Aomi kei
Ilustração: Wanatsu Kou
Ano: 2014
Editora Japonesa: Kodansha
Revista Japonesa: Young Magazine Kaizokuban
Link do mangá no Anime-Planet

Sinopse

Nesta cidade sem crematório chamada Mitozu, existe uma lenda urbana de que todos os moradores devem estar dentro de suas casas com todas as portas trancadas depois das 18h ou uma entidade chamada Myoudo-sama vai lhes devorar.

Depois de dez anos morando em Tokyo, Uzuki Yuuto é obrigado a retornar para essa cidade com sua família, mas parece que a lenda urbana virou realidade e Yuuto já começa sua volta para a cidade natal quebrando todas as regras.

The dark ones

Kasouba no nai machi ni kane ga naru toki (ufa) é uma obra de horror seinen que transforma uma lenda urbana usada para controlar o horário que as crianças voltam para casa na mais pura realidade. Depois de dez anos afastado dessa cidade, Yuuto nem se lembra direito dessa lenda e muito menos acredita que ela seja agora real. A cidade que ele antes conhecia e onde fez doces memórias está afundada em paranóia, deturpada do sentido de um local para relaxar no interior e definitivamente, é melhor dar meia volta e ficar em Tokyo, mas não é algo opcional para essa família.

O roteiro não ofereceu até o momento (33 capítulos) nada conclusivo, mas é presente e forte o clima constante de paranóia e segredos. Várias partes da história só farão sentido a partir do próximo volume provavelmente e quanto mais respostas são obtidas, mais perguntas se formam e mais mistérios tenebrosos são descobertos nessa pequena cidade. Em termos de horror, não vai impedir que você durma a noite, é mais um enredo que te deixa curioso e é terrível pela natureza dos acontecimentos e dos personagens e não por te dar sustos do nada, o que ao meu ver constitui uma boa leitura de horror. Existe o mistério, o medo, segredos, personagens desprezíveis e altas maracutaias que vão enlouquecendo os personagens, levando o leitor para dentro de um labirinto de desespero sem saída real.

Os personagens são bem distintos entre si, gostei bastante de todos que não o protagonista, pois infelizmente é nisso que a história peca. Yuuto é denso demais, lento demais e obviamente tudo isso é proposital para que ele desempenhe seu papel em descobrir o que aconteceu com ele e seus amigos na infância e outras pequenas maravilhas que a história coloca a frente do leitor, mas é um aviso que cada passo desse protagonista pode te fazer querer socar uma parede, só que protagonistas não são tudo e nada fazem sem seus acompanhantes, sejam eles outros protagonistas ou figurantes na história e os amigos de Yuuto e outras pessoas que ele encontra em sua jornada pela noite da cidade de Mitozu são figuras interessantes, com backgrounds mais sólidos, misteriosos e principalmente, cativantes. Enquanto o protagonista é apenas um peão para alcançar um objetivo maior (ele precisa ser meio burro ou nunca vai descobrir nada) e não conseguimos sentir empatia por ele, seus acompanhantes tratam da parte de trazer o olhar-junto para a narrativa.

O traço é satisfatório, entretém o leitor e o faz mergulhar no universo dessa história sim. Ele não é extremamente caprichado e pode parecer um pouquinho confuso em alguns quadros, mas mantém com qualidade o que buscamos em traços de mangás de horror.

Recomendo essa obra de nome meio longo para todos que curtem lendas urbanas e muita paranóia e adoram descobrir segredos de cidades pequenas (e sinistras). Foi muito divertido e intrigante acompanhar o mangá até onde temos disponível online e certamente estarei acompanhando até descobrir o desfecho dessa trama, tenho certeza que a obra segue nesse ritmo que faz nosso coração acelerar e nossa mente trabalhar a milhão e entregará o que indica em seu início. Se você leitor deste blog está procurando uma obra de terror intrigante, faça essa leitura e comente depois o que achou!

Vejo vocês na próxima postagem ~

Esta entrada foi publicada em Clube do Terror, Mangá, Resenha e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.