Clube do Terror: The Quiz

Olá, devoradores! Felizmente, consegui ler alguns mangás enquanto estava sem internet. Uns eu li no serviço, outros li da minha coleção e assim que eu desencaixotar toda ela, vou poder falar sobre aquelas leituras com o típico vídeo mostrando como é o exemplar físico, mas no momento vamos seguindo com as leituras online, ok?

Hoje vou falar sobre um mangá curto, mas que achei bem divertido, com uma ideia tremendamente apavorante! Contarei sobre a minha experiência com The Quiz!

Informações

Título original: ザ・クイズ
Tipo: Mangá
Volumes e capítulos: 1 volume
Status: Completo PdO e online
Demografia: Seinen
Gêneros: Drama, horror
Mangaká: Sugimoto Takashi
Ilustração: Sugimoto Takashi
Ano: 2011
Editora Japonesa: Alpha Polis
Revista Japonesa: Alpha Polis
Link do mangá no Anime-Planet

Sinopse

Você pode ser o feliz sorteado para participar do Quiz e se ganhar, o prêmio de um milhão de yen será todo seu! Claro, esse não é um quiz normal e o que espera seus participantes é o medo, pânico e a grande probabilidade de morte.

Você sabe a resposta, participante?

The Quiz é uma leitura simples, consideravelmente previsível e uma obra curta, porém, não deixa de ser satisfatória e emocionante, instigando o leitor a investigar a moral, os limites de sua mente e a questão principal: até onde somos capazes de manter a nossa humanidade quando nossa vida está em jogo?

O roteiro não é complicado e convida o leitor a se sentir na pele de pessoas diversas reunidas em um estúdio suspeito para um jogo de quiz (perguntas e respostas) com um prêmio alto para o vencedor. Naquela sala estão reunidas pessoas que têm talentos grandes e diferenciados, como por exemplo um atleta, um mafioso, um vencedor de olimpíada matemática, etc. O talento de nosso protagonista permanece um mistério que não irei revelar, pois faz parte da trama descobrir isso. Até aí tudo procede como um quiz normal, mas a primeira prova consiste em resolver uma questão de lógica onde são apresentadas garrafas com líquidos diferentes e uma delas contém um veneno mortal, então já se imagina o destino do resto desse quiz. Sim, ele é recheado de cenas de morte diversas e até criativas, brincando com a cabeça de seus participantes, levando-os a questionar todo aquele processo e claro, a pessoa ao seu lado também. O que está acontecendo? Qual o propósito desse jogo doentio?

Os personagens individualmente tem uma apresentação rápida e não há tanto envolvimento com eles, mas conforme o seu número vai diminuindo o leitor vai descobrindo seus segredos. Apesar de tudo acontecer muito rápido e mortes rolarem a torto e a direito, é possível criar algum vínculo raso com os personagens e até torcer por alguns. Enquanto o leitor prossegue com sua leitura, também vai julgando os participantes daquele quiz de acordo com as revelações feitas por sua vida, então sim, existe um envolvimento do leitor com os personagens, mas não é de forma positiva, pelo menos pela minha experiência e o caminho da história. Os personagens não decepcionam, entretendo-nos com eficiência.

O traço do mangá é digno. Ele demonstra com clareza a mensagem dessa história, que não é nada educativo ou para guardar e usar mais tarde na sua vida, mas sim de que o mundo é assim, o aspecto de usar as pessoas como bem quiser, de que vale tudo por dinheiro, de que vale tudo por tudo até. O traço passa com precisão essa frieza e nojeira da natureza das pessoas, do poder do dinheiro, da influência.

Com tudo considerado, a leitura de The Quiz é como eu disse antes, curta, porém, muito divertida. Se você já leu, deixe seu comentário e se quiser experimentar, eu fiz a leitura pelo site mangadex, em inglês.

Espero que tenham curtido esse clube do terror, vejo vocês na próxima postagem!

Esta entrada foi publicada em Clube do Terror, Mangá, Resenha e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.