Resenhando: Aoyama Tsukiko desu!

Olá, devoradores! Essa semana foi bem cansativa e complicada no quesito horário, então as postagens foram sendo empurradas para mais tarde e acabou que hoje teremos o resenhando e amanhã o clube do terror, ok?

Hoje falarei sobre minha experiência com Aoyama Tsukiko desu! e como em poucos capítulos, essa história possui bastante conteúdo e possibilidade.

Informações

Título original: 青山月子です!
Tipo: Mangá
Volumes e capítulos: 3 volumes PdO, 1 volume e 4 capítulos online
Status: Completo PdO, andamento online
Demografia: Shoujo
Gêneros: Comédia, drama, romance, vida escolar
Mangaká: Yuki Nojin
Ilustração: Yuki Nojin
Ano: 2014
Editora Japonesa: Shueisha
Revista Japonesa: Bessatsu margaret
Link do mangá no Anime-Planet

Sinopse

Aoyama Tsukiko não é mais Aoyama Tsukiko. É isso que essa garota sem a capacidade de construir expressões faciais pensa, depois de ter sofrido um acidente onde perdeu suas memórias. Antes, uma garota energética, amiga de todos e totalmente confiável e agora uma pessoa sem expressão que alguns querem enganar e usar, a garota nada popular e pouco querida até por sua família. Ao conhecer um colega que deliberadamente evita estar perto de pessoas, Tsukiko decide se tornar sua amiga e fazê-lo se enturmar melhor, mesmo que ela não consiga. O que será que nascerá dessa amizade? Será que Tsukiko conseguirá ser ela mesma outra vez?

Estranha no próprio mundo

Aoyama Tsukiko desu! é um mangá da demografia shoujo que trata sobre uma garota jovem que está repetindo o primeiro ano do colegial por causa de um acidente onde perdeu suas memórias. Ela não se lembra de sua família, seus amigos e muito menos de como ela costuma ser. Os poucos traços de sua antiga personalidade estão em seu diário, mas a atual Aoyama Tsukiko não sente sequer que é uma pessoa já que não consegue expressar suas emoções adequadamente e está muito longe de ser aquela outra pessoa cheia de luz e rodeada de pessoas. Seu desejo mais profundo é conseguir se tornar quem era, deixando de lado quem ela pode ser agora, afinal, como ela era antes nem sempre foi bom.

Ao conhecer um novo colega, aos poucos a vida da protagonista vai se moldando e ela vai descobrindo que está tudo bem não ser quem ela era e se lembrar devagar de toda sua vida, que a amnésia não é culpa dela e que apesar de ser forte, não pode fazer tudo sozinha e não quer dizer que tudo vai ficar sempre bem só por isso. Kagami é o seu colega solitário que é assim por preferência, mas acontece que se relaciona muito bem com outras pessoas, só acha um estorvo. Aos poucos os dois vão se aproximando, apesar de sua grande divergência na questão de fazer amigas e andar em grupo.

A trama não é super melosa e o romance tem uma pegada leve, não deixando a história focada apenas na faceta do possível relacionamento amoroso da dupla, ainda explorando suas fraquezas, arrependimentos e muitos mistérios sobre o tal acidente que causou a perda das memórias de Aoyama. Como o mangá tem poucos capítulos traduzidos apesar de estar completo no país de origem, não é possível saber se a protagonista vai reencontrar a verdade sobre si mesma e seus relacionamentos na escola, mas muitas pessoas a tratam mal por não ser mais a mesma pessoa enquanto outras tentam abusar disso.

O mangá garante emoções e cativa o leitor com seu enredo misturado a um traço delicado típico do shoujo, que satisfaz os olhos e ainda mantém uma climatização bem adequada para o tipo de roteiro.

Demais personagens relevantes para a trama ainda não apareceram e os utilizados para dar andamento a história da dupla principal são bem rasos ainda. O mangá começou como um one-shot e conseguiu sua serialização, então é possível ler o one-shot antes de começar a ler os capítulos corridos e perceber que a publicação piloto, mesmo curta, teve um final que na serialização ainda não foi alcançado de modo transparente, mas espera-se que o rumo do mangá seja muito mais misterioso e envolvente.

Aoyama Tsukiko desu! é um mangá que pode mexer com o coração do leitor, sendo uma leitura com muito conteúdo mesmo em poucos capítulos disponíveis até o momento, passando uma mensagem forte do que é ser você mesmo, do quanto o amor próprio compensa e de como deve-se saber apreciar as pequenas coisas que causam felicidade e os momentos pelos quais vale a pena passar pelas tormentas da vida, pois no fim, sempre vem a calmaria, a paz e a satisfação em estr vivo.

Já leu Aoyama Tsukiko desu! ou está pensando em ler? Deixe seu comentário se gostou da postagem ou já leu e aguarde para o Clube do Terror amanhã, com um mangá perturbador, real, chocante e premiado!

Esta entrada foi publicada em Mangá, Resenha, Resenhando e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.